Áreas de aplicação das EPDs

O objetivo principal de uma EPD é fornecer informações relevantes e verificadas para atender às necessidades de comunicação.

Um aspecto importante das EPDs é fornecer base para uma comparação justa dos impactos ambientais de produtos e serviços. As EPDs podem refletir a melhoria continua de produtos e serviços ao longo do tempo e são capazes de comunicar e adicionar informações ambientais relevantes  na cadeia de fornecimento. 

As EPDs são baseadas em princípios inerentes a norma ISO para declarações ambientai de tipo III (NBR ISO 14025) dando às EPDs uma ampla aceitação internacional. 

Veja alguns exemplos de como usar as EPDs em diferentes aplicações.

Sistema de avaliação de edificios

Sistema de avaliação de edificios

O interesse pelas declarações ambientais em sistemas de avaliação de edifícios, tais como AQUA-HQE e LEED, aumentou nos últimos anos. Isso pode ser devido ao reconhecimento dos benefícios das EPD, bem como a abordagem do ciclo de vida, a divulgação transparente de categorias relevantes de impacto e a verificação independente.

Compras públicas sustentáveis

Compras públicas sustentáveis

De acordo com o ISO 14025, um dos objetivos gerais com declarações ambientais é usar informações verificáveis e precisas para incentivar a demanda e o fornecimento de produtos com menor impacto no meio ambiente. Uma maneira de fazer isso é usar declarações ambientais em contratos governamentais / públicos ou privados.

Comunicação Business-to-business

Comunicação Business-to-business

O mercado está cada vez mais solicitando informações ambientais que cobrem todas as fases do ciclo de vida de um produto - desde a extração de matéria-prima até a disposição final. As EPDs são de fato o veículo perfeito para coletar e fornecer informações ambientais relevantes ao longo da cadeia de valor de um produto.

Comunicação Business-to-consumer

Comunicação Business-to-consumer

O conceito de declarações ambientais de tipo III foi desenvolvido principalmente para a comunicação entre empresas, mas a sua utilização na comunicação aos consumidores já é considerada. As empresas na vanguarda da transparência da cadeia de suprimentos fizeram várias tentativas interessantes de comunicar informações de EPDs para consumidores, por exemplo, para itens de alimentos e bebidas. Atualmente há muitos desenvolvimentos no campo das pegadas ambientais.

Sistemas de gestão ambientais

Sistemas de gestão ambientais

A EPD é uma ferramenta útil para o gerenciamento ambiental, seja o sistema de gestão ambiental (SGA) certificado de acordo com ISO 14001 ou com base em outras diretrizes. Ao usar EPDs, a organização pode identificar, controlar, monitorar e avaliar o desempenho ambiental em uma perspectiva de ciclo de vida e também comunicar o resultado para diferentes partes interessadas. Com a recente atualização da norma ISO 14001 (ISO 14001: 2015), haverá um foco maior na perspectiva do ciclo de vida.

Ecodesign

Ecodesign

O Ecodesign é o conceito de levar em consideração questões ambientais ao projetar e desenvolver novos produtos ou ao atualizar produtos existentes. Também pode ser referido como Design for Environment (DfE), design ecológico ou, design ambiental. EPD e o estudo de avaliação do ciclo de vida (LCA), podem ser utilizados como forma de medir os impactos e evitar a sub-otimização.

Sistema de avaliação de edificios

Compras públicas sustentáveis

Comunicação Business-to-business

Comunicação Business-to-consumer

Sistemas de gestão ambientais (por exemplo, ISO 14001 e EMAS) 

Ecodesign

© 2020 Fundação Vanzolini