Sobre o EPD Brasil®

O programa EPD Brasil® é uma iniciativa da Fundação Vanzolini para promover a sustentabilidade no Brasil. Nós acreditamos que o melhor meio de avaliar os impactos ambientais dos produtos e serviços de maneira holística é através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e comunicar estes resultados por meio das Declarações Ambientais de Produto (EPD). 

O programa EPD Brasil é o centro regional no Brasil do International EPD® System. Esta parceria foi criada porque acreditamos que as EPDs devem ser criadas de forma padronizada e de acordo com normas e programas mundiais. 

O programa EPD Brasil® contribui com o programa fornecendo todos os documentos relevantes em português, incluindo as Instruções Gerais do Programa. Todos os documentos estão disponíveis para download, para acessar os documentos  em português clique aqui.

O logo simboliza os quatro elementos - água, terra, fogo e ar. Até hoje a teoria dos quatro elementos é usada como representação da matéria que constitue o universo.


O logo EPD Brasil® usa este simbolismo em   formato circular, representando a nossa terra e a pureza e abundância dos elementos que a compõe tão necessários para a sustentação da vida. 

Sobre o International EPD® System

O International EPD® System é um programa global para declarações ambientais de tipo III que operam de acordo com a norma ISO 14025.

 

Atualmente o banco de dados do sistema internacional de EPDs® conta com cerca de 700 EPDs para uma ampla gama de categorias de produtos em 36 países.. Através das instruções gerais do programa, operam um sistema para verificar e registrar EPD®s e mantém uma biblioteca publica de EPD®s e PCRs.

Para produtos de construção, o programa também se alinha com a norma europeia EN 15804 e são um membro fundador da ECO platform.

O logo simboliza um padrão, uma ferramenta padronizada para medição objetiva.

 

Uma EPD® apresenta o desempenho ambiental de produtos e serviços de forma objetiva e padronizada -  Um padrão de medida verde.

© 2019 Fundação Vanzolini