Atualização da PCR2019:14 Produtos da construção - alinhamento com a IGP v4


Temos o prazer de anunciar a publicação da versão 1.2 da PCR 2019:14 Produtos da construção, que agora está de acordo com a versão 4 das Instruções Gerais do Programa (IGP).


A versão 1.11 continuará válida durante um período de transição de 6 meses, portanto, com validade até 31 de dezembro de 2022.


Veja as principais alterações da versão 1.2:

  1. Esclarecimentos sobre as regras de alocação de coprodutos e resíduos;

  2. Atualização para EN 15804:2012+A2:2019/AC:2021. Isso corrige a unidade para eutrophication aquatic freshwater, o que significa que os resultados só precisam ser declarados para uma unidade nesta categoria de impacto.

  3. Fatores de caracterização atualizados para o indicador GWP-GHG.

  4. Anexo 2 adicionado para descrever e exemplificar como os resultados de GWP-biogênicos podem ser calculados e relatados.

  5. Regras alteradas e esclarecidas para EPDs com vários produtos, incluindo:

  • esclarecimentos de que tais EPDs podem ser baseadas em um produto representativo, resultados médios ou piores resultados,

  • a regra de variação máxima de 10% dentro do grupo de produtos agora diz respeito a todos os indicadores de impacto, mas não é válida para EPDs com base nos piores resultados,

  • não mais do que um conjunto de resultados pode ser incluído por EPD,

  • regras adicionadas para converter resultados entre produtos em um grupo de produtos ou entre unidades declaradas/funcionais.

Consulte a Seção 8 da PCR para obter a lista completa das alterações.


Nas próximas semanas outros documentos serão atualizados para atender à nova versão do PCR, tais como o template para EPD.


Se você tiver alguma dúvida sobre a nova versão, entre em contato com o Moderador da PCR ou com a Secretaria.