O International EPD® System é um programa global de declarações ambientais de tipo III que opera de acordo com a ISO 14025.

Via as Instruções Gerais do Programa, nós operamos um sistema que verifica, registra EPDs e mantém uma biblioteca disponível publicamente de EPDs e PCRs. Para produtos de construção na Europa, o programa também está alinhado com a norma europeia EN 15804 e nós somos um membro fundador da ECO platform. O programa está aberto para empresas e organizações em qualquer país.

O escopo do programa inclui qualquer tipo de produto ou serviço de qualquer organização de qualquer país onde haja uma demanda de mercado para informar seu ciclo de vida com base em informações ambientais. As EPDs resultantes dirigem-se a várias aplicações e públicos-alvo, incluindo, mas não se limitando à comunicação empresa-empresa e empresa-consumidor. É responsabilidade das empresas tomar providências para assegurar que as EPDs estejam conformes às leis nacionais e aos regulamentos vigentes na área geográfica relevante para o produto. 

O escopo de uma EPD no programa pode tanto incluir um produto de uma única empresa como um produto médio de empresas em um setor ou área geográfica específicos: uma “EPD setorial”. Produtos similares da mesma empresa podem ser incluídos na mesma EPD se certos requisitos forem cumpridos. “EPDs de indicador único”, tais como as declarações climáticas, podem ser publicadas paralelamente a uma EPD, sob o formato de uma comunicação complementar.

As EPDs se baseiam em Regras de Categorias de Produtos, as quais contêm regras, requisitos e orientações para uma categoria de produto definida. Como opção, a “Pré-certificação de EPD” pode ser publicada durante o desenvolvimento da PCR.

Com o intuito de promover a sustentabilidade no Brasil, a Fundação Vanzolini em parceria com o EPD International AB estabeleceu o Polo Regional Brasil do International EPD® System.

O Polo Regional Brasil representa o International EPD® System no Brasil, esta parceria foi criada porque acreditamos que as EPDs devem ser criadas de forma padronizada e de acordo com normas e programas mundiais. 

O Polo Regional Brasil contribui com o programa fornecendo todos os documentos relevantes em português, incluindo as Instruções Gerais do Programa. Todos os documentos estão disponíveis para download, para acessar os documentos em português clique aqui.

Nós acreditamos que o melhor meio de avaliar os impactos ambientais dos produtos e serviços de maneira holística é através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e comunicar estes resultados por meio das Declarações Ambientais de Produto (EPD). 

© 2019 Fundação Vanzolini