
O logo simboliza um padrão, uma ferramenta padronizada para medição objetiva.
Uma EPD® apresenta o desempenho ambiental de produtos e serviços de forma objetiva e padronizada - Um padrão de medida verde.
O International EPD® System tem o objetivo principal de capacitar e dar suporte a organizações de qualquer país para comunicar informações ambientais quantificadas sobre o ciclo de vida de seus produtos, de um modo confiável, comparável e compreensível. Isto é feito por meio:
-
do oferecimento de um programa voluntário para declarações ambientais de Tipo III verificadas de acordo com a ISO 14025, a ISO 14040/14044 e outras normas ou guias metodológicos relevantes
-
da contribuição para a produção de informações ambientais padronizadas, verificadas e baseadas no ciclo de vida, de modo constituírem ferramentas úteis para diferentes usos, facilitando, por exemplo, diferentes aplicações e aumentando a digitalização, e
-
da busca de cooperação e harmonização com outros programas e iniciativas de declarações ambientais (nacionais, regionais, setoriais, etc.), de modo a auxiliar as organizações a ampliar o uso de EPDs no mercado internacional.
O escopo do programa inclui qualquer tipo de produto ou serviço de qualquer organização de qualquer país onde haja uma demanda de mercado para informar seu ciclo de vida com base em informações ambientais. As EPDs resultantes dirigem-se a várias aplicações e públicos-alvo, incluindo, mas não se limitando à comunicação empresa-empresa e empresa-consumidor. É responsabilidade das empresas tomar providências para assegurar que as EPDs estejam conformes às leis nacionais e aos regulamentos vigentes na área geográfica relevante para o produto.
O escopo de uma EPD no programa pode tanto incluir um produto de uma única empresa como um produto médio de empresas em um setor ou área geográfica específicos: uma “EPD setorial”. Produtos similares da mesma empresa podem ser incluídos na mesma EPD se certos requisitos forem cumpridos. “EPDs de indicador único”, tais como as declarações climáticas, podem ser publicadas paralelamente a uma EPD, sob o formato de uma comunicação complementar.
As EPDs se baseiam em Regras de Categorias de Produtos, as quais contêm regras, requisitos e orientações para uma categoria de produto definida. Como opção, a “Pré-certificação de EPD” pode ser publicada durante o desenvolvimento da PCR.