O que são Regras de Categoria de Produto (PCR)?

Para poder cumprir as altas expectativas do mercado para uma série de aplicações práticas, as EPDs devem atender e cumprir pré-requisitos metodológicos específicos e rigorosos. Essas expectativas incluem a possibilidade de adicionar informações baseadas em ACV na cadeia de suprimentos e comparar diferentes EPDs. Para alcançar esse objetivo, regras de cálculo comuns e harmonizadas devem ser estabelecidas para garantir que procedimentos similares sejam usados ​​na criação de EPDs.

No entanto, grupos de produtos geralmente diferem em seu desempenho ambiental inerente, exigindo regras específicas para grupos de produtos, as chamadas Regras de Categoria de Produto (PCR), a serem desenvolvidas. As PCRs devem ser consideradas complementares das Instruções Gerais do Programa, que estabelecem as regras gerais de cálculo da ACV.

Exemplos de PCRs do International EPD® System. A PCR à esquerda e a do centro já foram aplicadas no Brasil.

As Instruções gerais do programa devem ser consideradas como a referência principal para o desenvolvimento da PCR. Durante a consulta da PCR, alguns requisitos específicos podem ser discutidos, mesmo que não estejam estritamente alinhados com as instruções gerais deste programa. A razão para qualquer desvio das Instruções gerais do programa deve ser explicada no documento de PCR e está sujeita a aprovação durante a revisão da PCR.

As PCRs publicadas no International EPD® System devem ser desenvolvidas e publicadas em inglês. As versões traduzidas das PCRs aplicáveis ao Brasil também serão publicadas em português pelo programa EPD Brasil®.

© 2019 Fundação Vanzolini