top of page
O que são Regras de Categoria de Produto (PCR)?

Para poder cumprir as altas expectativas do mercado para uma série de aplicações práticas, as EPDs devem atender e cumprir pré-requisitos metodológicos específicos e rigorosos. Essas expectativas incluem a possibilidade de adicionar informações baseadas em ACV na cadeia de suprimentos e comparar diferentes EPDs. Para alcançar esse objetivo, regras de cálculo comuns e harmonizadas devem ser estabelecidas para garantir que procedimentos similares sejam usados ​​na criação de EPDs.

No entanto, grupos de produtos geralmente diferem em seu desempenho ambiental inerente, exigindo regras específicas para grupos de produtos, as chamadas Regras de Categoria de Produto (PCR), a serem desenvolvidas. As PCRs devem ser consideradas complementares das Instruções Gerais do Programa, que estabelecem as regras gerais de cálculo da ACV.

Regra de categoria de produto (PCR)
Regra de categoria de produto (PCR)
Regra de categoria de produto (PCR)

Exemplos de PCRs do International EPD® System. A PCR à esquerda e a do centro já foram aplicadas no Brasil.

As Instruções gerais do programa devem ser consideradas como a referência principal para o desenvolvimento da PCR. Durante a consulta da PCR, alguns requisitos específicos podem ser discutidos, mesmo que não estejam estritamente alinhados com as instruções gerais deste programa. A razão para qualquer desvio das Instruções gerais do programa deve ser explicada no documento de PCR e está sujeita a aprovação durante a revisão da PCR.

As PCRs publicadas no International EPD® System devem ser desenvolvidas e publicadas em inglês. As versões traduzidas das PCRs aplicáveis ao Brasil também serão publicadas em português pelo programa EPD Brasil®.

bottom of page