O que é uma EPD?

Uma EPD® (Environmental Product Declaration) é um documento verificado e cadastrado que comunica informações transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental de um produto a partir de seu ciclo de vida.

Uma EPD® também é chamada de DAP, acrônimo da expressão em português, Declaração Ambiental de Produto.

Uma EPD® é uma declaração voluntária dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida, assim, um produto ter uma declaração, não implica em ter um desempenho ambiental superior às alternativas.

A norma de referência para declarações ambientais do produto é a NBR ISO 14025, onde são referidas como "declarações ambientais de tipo III".

Uma declaração ambiental de tipo III é criada e registrada no âmbito de um programa, como o International EPD® System.

Uma EPD® tem muitas aplicações diferentes, incluindo compras públicas sustentáveis (GPP) e sistemas de certificação de edifícios sustentáveis. O conceito de declarações ambientais de tipo III foi desenvolvido principalmente para a comunicação entre empresas, mas a sua utilização na comunicação com os consumidores também é possível.

 

Todas as EPD® registradas no programa EPD Brasil® / International EPD® System estão disponíveis publicamente e são gratuitas para download.

© 2019 Fundação Vanzolini