Comunicação business-to-consumer

As empresas que estão na vanguarda da transparência da cadeia de suprimentos já utilizaram as informações ambientais obtidas através das declarações ambientais em comunicações voltadas os consumidores finais. Atualmente, existem muitos desenvolvimentos na campo de pegadas ambientais. 

Uso das EPDs na comunicação B2C

A norma ISO 14025 estabelece requisitos adicionais para EPDs que se destinam a comunicação da empresa com o consumidor (B2C) ou que possivelmente serão usados pelos consumidores. As EPDs destinadas a este fim normalmente são baseadas no ciclo de vida completo do produto e os materiais explicativos devem estar disponíveis e os meios para obter este material devem ser indicados na declaração. Nenhuma parte do conteúdo exigido deve ser omitido ou simplificado para a comunicação B2C. A ISO 14025 também exige que as declarações ambientais de tipo III destinadas à comunicação B2C estejam disponíveis para o consumidor no ponto da compra.

Deve-se dar uma atenção especial na comunicação da empresa com o consumidor em não induzir o consumidor a interpretar erroneamente que a EPD é prova de que o produto com EPD é ambientalmente superior aos produtos concorrentes que não possuem EPD, este não é o caso: Uma EPD é uma declaração transparente que pode ser elaborada para qualquer produto do mercado.

O conteúdo da EPD deve estar alinhado com os requisitos e diretrizes da ISO 14020. É recomendado que qualquer informação ambiental com base na EPD atenda aos requisitos da norma ISO 14021, legislação nacional e melhores práticas disponíveis nos mercados em que será usado . O padrão internacional ISO 14021 afirma que somente informações ambientais baseadas em fatos atualizados e documentados podem ser usadas. Informações vagas, como "ambientalmente seguro", "verde", não devem ser utilizadas.

O que torna as EPDs adequadas para a comunicação B2C? 

Tem aumentado o número de clientes que procuram por empresas e produtos que sejam transparentes e assumam a responsabilidade por toda a cadeia de suprimentos dos seus produtos. As EPDs são baseadas na perspectiva do ciclo de vida e fornecem informações verificadas e comparáveis.

Como usar as EPDs em uma comunicação B2C?

A chave para se usar as EPDs em uma comunicação B2C é evitar ser enganosa efornecer uma declaração transparente de todos os impactos ambientais relevantes e, ao mesmo tempo, fornecer materiais explicativos. Apesar da comunicação B2C não ser o objetivo principal do uso pretendido do conceito de EPD, existem grande possibilidades de melhorar a forma como as EPDs podem ser apresentadas como uma fonte de informações verdadeiras e compreensíveis.

1. Uso dos logos em embalagens, etc.

É permitido usar os logos no produto ou na embalagem se o produto tiver uma declaração de produto ambiental válida. Em conexão com o logo o número de registro da EPD e referência ao site environdec.com e epdbrasil.com.brdevem ser apresentados.  Não é permitido fazer alegações que induzam a supor que os logos são rótulos ambientais. 

 

Granarolo EPD S-P-00366

Referência ao EPD na embalagem do Granarolo Organic Pasteurized Milk (S-P-00209).

2. Uso dos resultados das EPDs nas embalagens, etc.

Também é permitido usar os resultados da EPD, como os potenciais impactos ambientais, no produto ou na embalagem. Um exemplo é apresentar o GWP em equivalentes de CO2 na embalagem. Em conexão com este dado, deve haver informações de que o resultado vem de uma EPD, o número de registro do EPD e que mais informações podem ser obtidas nos sites environdec.com e epdbrasil.com.br.

 

3. Uso dos resultados de uma EPD em outra comunicação

Como a EPD é um documento bastante técnico, outras formas de comunicação com os consumidores podem ser mais relevantes. Os resultados da EPD podem ser usados ​​em folhetos de produtos, material de marketing, sites, aplicativos móveis, etc., desde que seja esclarecido que a informação foi obtida de uma EPD e o número de registro da EPD e os sites environdec.com e epdbrasil.com.br sejam referenciados para maiores informações.

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