Sistema de gestão ambiental

A EPD é uma ferramenta útil para o gerenciamento ambiental, seja o sistema de gestão ambiental (SGA) certificado de acordo com ISO 14001 ou com base em outras diretrizes. Ao usar EPDs, a organização pode identificar, controlar, monitorar e avaliar o desempenho ambiental em uma perspectiva de ciclo de vida e também comunicar o resultado para diferentes partes interessadas.

 

Com a recente atualização da norma ISO 14001 (ISO 14001: 2015), haverá um foco maior na perspectiva do ciclo de vida.

Por que as EPDs são apropriadas para a gestão ambiental?

As EPDs são baseadas no padrão ISO 14025 "Declarações ambientais de Tipo III", que é um dos padrões da série ISO 14000 em relação à gestão ambiental. Existe, portanto, um vínculo natural entre as declarações ambientais e a gestão ambiental. 

 

O international EPD® system também construiu sua estrutura com base nos princípios da série de normas ISO 14000 para facilitar a implementação de EPDs em SGAs.

A figura ao lado ilustra a estrutura normativa do programa. 

Como usar as EPDs como parte de uma Gestão Ambiental

1. Identificação de aspectos ambientais significativos

Os sistemas de gestão ambiental exigem que a organização identifique os impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços. Uma maneira de identificar os aspectos ambientais significativos de uma organização é usar a metodologia ACV (Avaliação do ciclo de vida), embora não seja exigida uma ACV detalhada. A informação para uma avaliação do ciclo de vida pode ser obtida junto aos fornecedores de produtos e serviços. As EPDs são muito úteis para este propósito e fornecerão informações valiosas para a identificação dos aspectos ambientais significativos na perspectiva do ciclo de vida.

2. Planejamento e controle operacional

Os sistemas de gestão ambiental exigem que a organização considere seus aspectos ambientais no seu planejamento operacional e no controle de suas atividades. As EPDs podem ser usadas ​​para obter uma perspectiva do ciclo de vida em suas operações. Em particular, dois exemplos de atividades onde a organização pode fazer uso de EPDs em compras e design dos produtos (Ecodesign).

 

Requisitos ambientais para compra de produtos e serviços e fornecedores externos

As EPDs são uma ferramenta muito útil para compras públicas e privadas e isso é descrito mais detalhadamente aqui.

Requisitos ambientais no desenvolvimento de seus produtos

Considerações ambientais nas fases de projeto e desenvolvimento dão uma ótima oportunidade para minimizar o impacto ambiental do ciclo de vida dos produtos. As avaliações do ciclo de vida podem fornecer informações sobre a escolha de materiais e componentes com relação ao seu impacto ambiental durante todo o ciclo de vida. As ACVs também podem ser usadas para simular os impactos ambientais em diferentes opções de design. Com este trabalho, as EPDs podem fornecer informações da ACV ao escolher diferentes materiais ou componentes, por exemplo. Leia mais sobre o uso de EPDs em Eco-desig aqui.

3. Monitoramento, medição, análise e avaliação

O SGA exige que a organização monitore, meça, analise e avalie seu desempenho ambiental. A organização deve avaliar o desempenho ambiental e a eficácia do sistema ambiental, incluindo os produtos que a organização produz ou os serviços que presta. O desempenho ambiental relevante deve ser comunicado internamente e externamente.

Para monitorar o impacto ambiental de seus produtos e serviços, a organização pode usar a ACV e EPDs. Ao usar as regras da categoria de produto(PCR) relevante, a ACV será feita de acordo com métodos geralmente acordados por empresas dentro de determinada categoria de produtos e os resultados podem ser comunicados como EPDs.

 

4. Comunicação

A organização é obrigada pelo SGA a estabelecer processos para sua comunicação ambiental interna e externa. A organização deve também verificar se a informação é relevante e confiável. As EPDs podem ser usadas ​​para comunicar melhoria ambiental contínua de bens e serviços ao longo do tempo, seguindo as medidas tomadas para tornar seu produto mais eficaz do ponto de vista ambiental. As EPDs são verificadas por terceira parte, assim, elas têm uma alta credibilidade e, portanto, servem como uma boa base para a comunicação para todas as partes interessadas, como por exemplo, clientes, consumidores e autoridades.

Várias organizações atualizam suas EPDs regularmente para comunicar tais melhorias.

Ao lado é apresentado um exemplo de como usar as EPDs para relatar melhoria contínua. Imagem tirada do site environdec.com - COOP Itália - Mineral Water (S-P-00279)

© 2019 Fundação Vanzolini