Comunicação business-to-business

Cada vez mais o mercado solicita informações ambientais que cobrem todas as fases do ciclo de vida de um produto - desde a extração de matéria-prima até a disposição final. As EPDs são de fato o veículo perfeito para coletar e fornecer informações ambientais relevantes ao longo da cadeia de valor de um produto.

Por que usar as EPDs em uma comunicação B2B?

Uma das características das EPDs é a modularidade, o que significa que os dados das EPDs para matérias-primas ou componentes podem ser usados ​​para desenvolver EPDs de um produto que contem essas matérias-primas ou componentes. Isso torna o desenvolvimento de EPD mais eficiente em termos de custos e também aumenta a qualidade dos dados, pois são usados dados primários (dados coletados diretamente) ​​em vez de dados secundários (dados calculado ou estimado a partir de informações disponíveis na literatura).

 

O conteúdo da EPD deve estar alinhado com os requisitos e diretrizes da ISO 14020. É recomendado que qualquer informação ambiental com base na EPD atenda aos requisitos da norma ISO 14021, legislação nacional e melhores práticas disponíveis nos mercados em que será usado. A norma internacional ISO 14021 afirma que somente informações ambientais baseadas em fatos atualizados e documentados podem ser usadas. Informações vagas, como "ambientalmente seguro", "verde", não devem ser utilizadas.

O que torna as EPDs adequadas para a comunicação B2B?

Além da modularidade descrita acima, as EPDs são baseadas em padrões reconhecidos internacionalmente, dando-lhes uma ampla aceitação. As EPDs podem ser aplicadas em todos os tipos de produtos ou serviços de qualquer empresa sem requisitos de desempenho ambiental. Além disso, as EPDs são verificadas por uma terceira parte independente, dando alta credibilidade às informações.

Como usar as EPDs em uma comunicação B2B?

1. Aquisição

EPDs são uma ferramenta muito útil para compras públicas e privadas conforme descrito abaixo:

2. Dados LCA na cadeia de valor

As EPDs são desenvolvidas para categorias de produtos específicas, utilizando métodos internacionalmente padronizados para a definição de todas as subcategorias de produtos de acordo com o sistema das Nações Unidas chamado Central Product Classification (CPC). Portanto, as EPDs podem ser elaboradas para todos os tipos de produtos, onde quer que estejam em uma hierarquia de categorias de produtos.

 

A seguir, estas EPDs podem ser desenvolvidas para todos os tipos de produtos em uma cadeia de suprimentos - desde o estágio inicial com a aquisição de matérias-primas até as etapas subseqüentes no processamento dessas matérias-primas na produção de componentes e fabricação. Como conseqüência, EPDs distintas em uma cadeia de suprimentos podem ser agregadas para fornecer ao fabricante final uma informação completa, com dados primários, sobre o desempenho ambiental de um produto "semi-fabricado" como uma entrada para o processo de fabricação de um produto à jusante.

 

3. Marketing

No mercado, muitas organizações querem informar o desempenho ambiental de seus produtos, especialmente se este for superior quando comparado com outros produtos similares no mercado. No entanto, tais informações devem ser transmitidas de forma reconhecida pelo mercado como relevante, crível e transparente.

 

Para não violar regulamentações nacionais sobre publicidade e propaganda e os códigos de conduta internacionais, como as regras da Câmara de Comércio Internacional (ICC) sobre comunicações publicitárias e de marketing, as organizações devem ser capazes, sob qualquer demanda, de fornecer provas das diferentes informações ambientais que estão divulgando. 

 

Deve notar-se que as imagens contidas nas  EPDs, especialmente na página de rosto, podem ser interpretadas como uma informação ambiental, assim, imagens como árvores, montanhas, animais selvagens que não estão diretamente relacionadas aos produtos declarados devem ser usadas com cautela.

 

Se uma organização elaborou uma EPD para um produto, ela realmente têm uma documentação muito abrangente para se fazer referência. A EPD provavelmente atenderá a todos os requisitos que possam ser levantados por qualquer parte externa que deseje argumentar sobre possíveis deficiências nas informações ambientais da organização.

© 2019 Fundação Vanzolini