Aprovado primeiro verificador brasileiro pelo International EPD System

O Comitê Técnico do International EPD System aprovou o primeiro verificador individual brasileiro, o especialista em ACV e consultor em sustentabilidade na EnCiclo, Edivan Cherubini.


“Nós percebemos que o interesse das empresas brasileiras cresceu muito após o lançamento do EPD Brasil. Porém, a ausência de verificadores aprovados no Brasil representava um entrave para que o interesse se convertesse em ação. Seja por barreiras linguísticas ou pelo investimento necessário para a etapa de verificação, dada a diferença do câmbio que aumentou expressivamente nos últimos anos", declara Cherubini entendendo como positiva essa aprovação.

As EPDs (Declaração Ambiental de Produto) são documentos confiáveis pois se baseiam no conhecimento técnico e científico e são verificadas de forma independente antes do registro e publicação. Portanto, a verificação é uma parte fundamental do processo de desenvolvimento de uma EPD.

“Estamos muito contentes com a aprovação do Edivan como verificador. Esta é uma excelente notícia para o mercado brasileiro. Atualmente temos verificadores em 28 países e os requisitos para se tornar um verificador são bem rigorosos e os mesmos em qualquer parte do mundo. Com isso, garantimos o padrão internacional e, mais do que nunca, as particularidades brasileiras. ”

declara Felipe Queiroz Coelho, responsável pelo programa EPD Brasil.

O programa EPD Brasil representa o International EPD System no Brasil, um dos maiores e mais conceituados operadores de programa de EPDs do mundo.

As verificações de EPDs no International EPD® System são realizadas por um organismo de certificação acreditado ou por um verificador individual aprovado. Os verificadores trabalham independentemente do operador do programa e são livres para trabalhar nas áreas geográficas e grupos de produtos onde tenham conhecimento suficiente para realizar a tarefa de maneira correta.


Mais informações:

#sustentabilidade

#epdbrasil

#epd

#avaliaçãociclodevida

#declaraçãoambiental

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 Fundação Vanzolini