Versão 3 das Instruções Gerais do Programa publicada



A versão 3 das Instruções Gerais do Programa (IGP) foi publicada em inglês, este documento estabelece um novo conjunto de regras para a operação e gerenciamento do International EPD® System de acordo com a ISO 14025.

A atualização foi realizada com o objetivo de mater o programa atualizado, relevante e acompanhar a evolução de metodologias, padronizações, pesquisas e aplicações de Declarações Ambientais (EPDs). As Declarações Ambientais permitem que organizações em qualquer país comunique os impactos ambientais de seus produtos de forma quantitativa, confiável, comparável e compreensível, com base em padrões internacionais.

Novas características

Algumas das novas características do novo documento:

  • As EPDs já elaboradas com base em uma PCR atualizada terão validade de 5 anos para todas as categorias de produto

  • O formato das EPDs foi alinhado com as melhoras práticas e um maior alinhamento das informações ambientais entre produtos da construção e demais produtos

  • O conteúdo e o processo de desenvolvimento das Regras de Categoria de Produto (PCR) estão alinhados com os mais recentes padrões e práticas

  • Atualizações da metodologia de ACV e indicadores

  • Um procedimento de aprovação da ferramenta de pré-verificação de EPDs foi incluído

  • Muitas mudanças editoriais para consistência e clareza

Período de transição

Um período de transição será aplicado a fim de permitir uma transição suave para as novas regras:

  • A publicação da nova versão das IGP não afeta a validade das EPDs já publicadas que permanecerão publicadas com a mesma data de validade de antes. A vigilância das EPDs durante a sua validade é baseada na mesma versão da PCR e das IGP que foram utilizadas para a verificação da EPD atual.

  • Se não existir uma PCR baseada na versão 3.x das IGP, as EPDs podem ser publicadas e atualizadas observando as PCRs válidas baseadas na versão 2.x das IGP durante o período de transição.

  • A versão 3.0 das IGP será implementada gradualmente nas PCRs existentes ao passo que elas forem atualizadas ou mesmo durante a sua validade.

  • As PCRs que estão atualmente em desenvolvimento devem ser alinhadas com as novas regras do programa. Exceções são permitidas para casos em que o desenvolvimento já está muito avançado. A secretaria e o Comitê Técnico estão atualizando os módulos básicos das PCRs para atuarem como modelos para PCRs novas ou atualizações.

O período de transição durará 18 meses. Faltando 6 meses para a expiração deste período, um anúncio será publicado.

O trabalho de atualização do website, templates, etc. já está sendo iniciado e serão introduzidos gradualmente.

Versão em Português

A publicação da versão 3 das Instruções Gerais do Programa em português está prevista para meados do primeiro semestre de 2018.

Para fazer o download da nova versão das Instruções Gerais do Programa, clique aqui.

#InstruçõesGeraisdoPrograma

© 2019 Fundação Vanzolini